User blog: Escola Judicial

by Escola Judicial - Monday, 18 March 2019, 10:00 AM
Anyone in the world

 

A Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho realiza, no dia 21 de março, a webconferência que vai abordar o sistema Observatório do TRT6

 

Na modalidade Educação a Distância (EaD), com transmissão pela  internet em temo real  (síncrono), a webconferência terá como público-alvo os magistrados e servidores do TRT6.

O treinamento tem a finalidade de apresentar o sistema Observatório do TRT da 6ª Região que é uma iniciativa da Coordenadoria de Gestão Estratégica, alinhado ao objetivo estratégico “Fortalecer os processos de governança administrativa e judiciária”. Fornece informações das bases de dados dos sistemas judiciários e administrativos do TRT da 6ª Região, permitindo o acompanhamento, gerenciamento e análise dos dados com mais facilidade, apoiando a tomada de decisão.

O Sistema fornece informações das áreas de Gestão Estratégica, Gestão Judiciária, Gestão Administrativa, Gestão de Tecnologia da Informação, Gestão Sustentável e Gestão de Pessoas, como:

  • Indicadores dos IGEST (Acervo, Celeridade, Produtividade, Congestionamento, Força de Trabalho);
  • Processos pendentes por magistrados nos 1º e 2º Graus;
  • Processos pendentes nas unidades judiciárias de 1º e 2º Graus;
  • O desempenho e a produtividade dos magistrados nas 1ª e 2ª instâncias;
  • Metas Estratégicas do Poder Judiciário;
  • Metas e Indicadores do Planejamento Estratégico Institucional e de Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Estatísticas sobre os processos administrativos (PROAD);
  • Desempenho dos Projetos Estratégicos da instituição;
  • Indicadores Socioambientais.

O Sistema está disponibilizado na intranet do Tribunal. A utilização é bastante simples e clara, possibilitando que os usuários tenham as informações diretamente em suas mãos.

Link de inscrição: https://goo.gl/forms/VVssf4gVYYW2SN0H2

SERVIÇO:

Webconferência: “Observatório do TRT6”. 

Formato: EaD (Síncrono);

Carga Horária: 2 horas

Público-alvo: Magistrados e servidores do TRT6

Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem – Sala Virtual (Adobe Connect);

Instrutor: Luiz Eduardo Moura de Oliveira  (Núcleo de Estatística);

Datas: dia 21 de março;

Horário: das 14h às 16h

[ Modified: Monday, 18 March 2019, 10:01 AM ]
 
Anyone in the world

 

 

A Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), por solicitação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), está realizando a sondagem sobre a atuação do juiz nas redes sociais. A pesquisa será realizada entre os magistrados do Regional e seu resultado será apresentado no evento nacional, organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ocorrerá no período de 01 a 03 de abril, em Brasília/DF.

A pesquisa também será aplicada em todos os regionais e subsidiará a construção de um modelo referencial nacional no segmento, envolvendo as dimensões formativa-educacional e deontológica-disciplinar. Por isso, é de grande importância a participação de todos os magistrados do TRT-PE. O formulário eletrônico da pesquisa já está disponível e recebe respostas até a próxima sexta-feira, dia 22. Para acessá-lo, o magistrado deverá usar os dados de login (CPF e senha) ao ambiente virtual da EJ6. Não haverá identificação dos respondentes.

Formulário eletrônico da pesquisa

[ Modified: Friday, 15 March 2019, 2:59 PM ]
 
Anyone in the world

IMG TRT6-EJ

 

A Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) publicou o Edital nº 001/2019 (.pdf 995.42 KB), que refere-se ao credenciamento de profissionais de ensino para o biênio de 2019-2021.

Os interessados devem possuir a formação acadêmica de nível superior completa (exceto para os instrutores de ferramentas eletrônicas utilizadas pelo TRT6) e também experiência comprovada em docência ou participar de formação docente promovida pela EJ6.

A inscrição deve ser feita preenchendo formulário eletrônico (link externo)disponibilizado pela EJ6, no prazo que começa na segunda-feira (18) e segue até o dia 25 de março. Para mais informações, confira a íntegra do Edital (.pdf 995.42 KB).

 

 

Serviço:

 

Credenciamento de docentes para a EJ-TRT6

 

Inscrições no formulário eletrônico: https://bit.ly/2T4evlM (link externo)

 

Prazo: 18 a 25 de março de 2019

 

 
by Escola Judicial - Friday, 8 March 2019, 2:39 PM
Anyone in the world

 

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (EJ-TRT6) realiza, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a palestra "A Mulher Contemporânea - dos desafios da realidade social ao resgate do feminino".

A solenidade será realizada no dia 15 de março de 2019, das 14h às 16h, na Sala de Sessões do Pleno do TRT6 (Edifício Cais do Apolo).

O evento promoverá o debate com as professoras Ana Pontes, Carolina Ferraz, Elba Ravane e Katherine Lages, escritoras do livro Manual Jurídico Feminista, e palestra com Sheila Patrícia Nascimento Gomes, terapeuta sistêmica corporal.

O evento tem como público-alvo magistrados, servidores e demais convidados. A carga horária de 02 horas será creditada como curso de formação continuada (CFC) para os magistrados, e adicional de qualificação (AQ), para os servidores.

Em virtude das recentes restrições orçamentárias, a EJ6 não poderá conceder, para os juízes e servidores participantes, diárias ou ressarcimento com despesas de deslocamento.

As inscrições online podem ser realizadas, até o dia 14 de março, no seguinte link: https://goo.gl/forms/BhNqgZJbkkma3pzp2

[ Modified: Friday, 8 March 2019, 2:42 PM ]
 
Anyone in the world

 

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região oferece, a partir do dia 18/03, o curso: Execução no processo do trabalho após a Reforma Trabalhista.

No formato semipresencial, o curso terá dois momentos distintos. A primeira etapa será realizada na modalidade a distância (autoinstrucional) no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Judicial do TRT6,  no período de 18 a 27 de março de 2019. Na segunda, ocorrerá uma aula presencial com o juiz Ben-Hur Silveira Claus do TRT da 4ª Região (RS), na sexta-feira 29/03, das 8h30 às 12h30, na sede da EJ6. A carga horária total do curso é de 10 h/a (6h em EAD e 4h presenciais).

Serão disponibilizadas 30 vagas. Público-alvo: magistrados (preferencial) e servidores do TRT6.

As inscrições já podem ser feitas no portal da EJ6, na agenda de cursos – mês de março – até o dia 15 (sexta-feira) ou pelos links:

Magistrados: https://goo.gl/forms/bqMSvgHleTnyWhap1

Servidores: https://goo.gl/forms/HINf1sPnhyoXgjG52

[ Modified: Tuesday, 12 March 2019, 11:23 AM ]
 
Anyone in the world

 

A Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho realizou no dia 26/02 webconferência abordando as Atualizações do Pje-Calc - Versão 2.5. A reunião entre Calculistas, Encarregados do Acordo e Pagamento e Encarregados da Execução foi gerada no estúdio de gravações para atividades em EaD da Escola – Edifício Sede, e transmitida no ambiente virtual de aprendizagem (adobe connect) pela internet.

Durante as duas horas de capacitação, 88 servidores das 71 Varas e dos dois postos avançados do Sexto Regional puderam acompanhar no próprio ambiente de trabalho, ou nas suas residências para os que estavam em teletrabalho, as diversas funcionalidades da atualização desse sistema.

Em uma aula , essencialmente,  prática  com momentos para tirar dúvidas, o instrutor Esdras Alves Rodrigues , que também é o Gestor Regional do PJe-Calc, apresentou  aos usuários as novidades   do PJe-Calc Versão 2.5, tais como o preenchimento das páginas do sistema para a apuração das parcelas salariais, verbas indenizatórias, contribuição previdenciária e imposto de renda que compõem o cálculo judicial trabalhista.

[ Modified: Wednesday, 27 February 2019, 6:50 PM ]
 
Anyone in the world

 

A Escola Judicial (EJ-TRT6) promove, na próxima segunda-feira (25/02), das 08h às 17h, na Sala 1 - EJ Sede (Cais do Apolo), o “Curso Prático de Gerenciamento, Análise de Riscos e Controle em Licitações, na modalidade presencial, com carga horária de 08 horas. As horas serão válidas para adicional de qualificação.

 

O referido curso visa capacitar os servidores em competências relacionadas ao gerenciamento, análise de riscos e controles em licitações, realizando uma abordagem prática conforme a instrução conjunta CGU 001/2018, Portaria CGU 1089/2018 e os preceitos da IN 05/2017. Serão apresentados exemplos práticos, estudos de caso e exercícios sobre os normativos vigentes e a doutrina e jurisprudência correlata, além da construção, passo a passo, do Mapa de Riscos.

A Resolução administrativa TRT nº 05/2014 que dispõe sobre o estatuto da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, tem entre suas atribuições institucionais descritas no artigo 3º:

 

II - planejar, organizar e executar as ações práticas e as atividades acadêmicas, culturais e científicas para os juízes substitutos, durante o período de vitaliciamento;

 

III - planejar, elaborar e executar cursos regulares de preparação, formação, treinamento, aperfeiçoamento, desenvolvimento e capacitação de magistrados e servidores;

 

 V - promover jornadas de estudos, encontros, seminários, concursos e pesquisas, objetivando o aprimoramento profissional dos Magistrados e dos servidores.

 

O aludido evento terá como público-alvo os Servidores envolvidos com o processo de contratação e licitações do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e será ministrado pelo  Auditor Externo do TCU, Márcio Motta Lima da Cruz.

Serviço:

Evento: Curso Prático de Gerenciamento, Análise de Riscos e Controles em Licitações

Dia: 25 de fevereiro (segunda-feira)

Horário: 8h às 17h

Local: Sala 1 - EJ Sede (Cais do Apolo)

Vagas: 20 (vinte)

Palestrante: Márcio Motta Lima da Cruz(Auditor Externo do TCU)

[ Modified: Friday, 22 February 2019, 7:40 PM ]
 
Anyone in the world

A Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho realiza, no dia 26 de fevereiro, a webconferência que vai abordar as ATUALIZAÇÕES DO PJE-CALC - VERSÃO 2.5.

 

Na modalidade Educação a Distância (EaD), com transmissão pela  internet em tempo real  (síncrono), a webconferência terá como público-alvo os Calculistas, os Encarregados do Acordo e Pagamento e os  Encarregados da Execução. Deverão ser capacitadas as 71 Varas e os dois postos avançados do Sexto Regional, será ministrada pelo calculista da  2ª Vara do Trabalho de Jaboatão, Esdras Alves Rodrigues .

 

O PJe-Calc foi uma funcionalidade implementada no Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) com objetivo de promover a padronização do método de elaboração dos cálculos trabalhistas, contribuindo com a celeridade processual. O TRT pernambucano, ao publicar o Ato Conjunto TRT-CRT GP nº 02/2018, estabeleceu que, a partir de 1ª de setembro de 2018, esta ferramenta passaria a ser o sistema oficial prioritário para elaboração de cálculos de liquidação. 

 

Nessa webconferência vão ser demonstradas, dentre outras funcionalidades, o preenchimento das páginas do sistema PJe-Calc para a apuração das parcelas salariais, verbas indenizatórias, contribuição previdenciária e imposto de renda que compõem o cálculo judicial trabalhista

 

As inscrições estão sendo realizadas na seção Agenda de Cursos/fevereiro, linK: https://sites.google.com/view/agenda-ej-2019-1/fevereiro

 

SERVIÇO:

Webconferência: “PJe-Calc - Versão 2.5. Formato: EaD (Síncrono);

Carga Horária: 2 horas (PJe-Calc - Versão 2.5);                        

Público-alvo: Calculistas, Encarregados do Acordo e Pagamento e Encarregados da Execução das Varas e dos postos avançados;

Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem – Sala Virtual (Adobe Connect);

Instrutor: Esdras Alves Rodrigues (2ª VT de Jaboatão);

Datas: dia 26 de fevereiro;

Horário: das 13h às 15h:

Link de Inscrição: https://goo.gl/forms/tSGmMaSMjs80PwDI2

[ Modified: Monday, 25 February 2019, 3:21 PM ]
 
Anyone in the world

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (EJ-TRT6) deu início às atividades do biênio 2019/2021 com a conferência “Tocando o Futuro: Óticas sobre o Impacto da Tecnologia no Mundo Jurídico”, com Renan Hannouche, que se define como um empreendedor serial. Magistrados e servidores lotaram a Sala de Sessões do Pleno, na tarde de ontem (19) para acompanhar a palestra.

O presidente do Tribunal, desembargador Valdir Carvalho, realizou a abertura do evento desejando êxito aos novos diretor e coordenador da EJ-TRT6, na ordem, o desembargador Ivan Valença e o juiz Rodrigo Samico, além de parabenizá-los e os servidores da unidade pela realização de uma conferência com tema tão atual. “A tecnologia cria alternativas nas formas de trabalho, encurta distâncias e traz soluções jurídicas mais efetivas e céleres”, afirmou o presidente.

Em sua palestra, Hannouche falou como a inteligência artificial vem sendo utilizada em diversos campos da vida para tornar mais céleres e eficientes os trabalhos reincidentes, inclusive no universo jurídico. Apresentou alguns softwares já capazes de redigir petições, como o DoNotPay, e asseverou que alguns escritórios de advocacia do Recife já testam ferramentas semelhantes. Para ele, o trabalho do juiz também pode se beneficiar com esse tipo de funcionalidade: “Você precisa observar quais processos são repetitivos e usar a tecnologia”, defendeu.

Também falou sobre uma ferramenta da Microsoft que permite detectar emoções (medo, tristeza, irritação, etc.) nos rostos de pessoas filmadas e ponderou que sua adoção em audiências judiciais, com partes e testemunhas, poderia trazer informações valiosas para o juiz. Ressaltou, ainda, que inovar é mais fácil e barato do que as pessoas pensam. E discorreu sobre a importância de agir, de entregar soluções de forma rápida, mesmo que a ideia não tenha sido 100% validada, pois, para ele, ter algo imperfeito é melhor que não ter.

Ao final do evento, o diretor da EJ-TRT6, desembargador Ivan Valença, entregou certificado de participação ao palestrante, e ressaltou que a Escola vem se destacando não só pelas capacitações jurídicas, mas também em áreas com características multidisciplinares que colaboram com a formação do corpo funcional.

Agenda de cursos da EJ-TRT6

Na oportunidade, foi lançada a agenda de cursos para o primeiro semestre de 2019, já disponível no site da EJ-TRT6 (link externo). Estão contempladas ações formativas para magistrados e servidores, em áreas jurídicas e administrativas, que foram definidas a partir de pesquisas, demandas espontâneas, capacitações obrigatórias e itinerário formativo.

A programação de cursos para o segundo semestre ainda está em construção, mas está definido que a Jornada Institucional para magistrados acontecerá entre 12 e 16 de agosto.

Texto: Helen Falcão

Foto: Elysangela Freitas

 

 
Anyone in the world

A Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho realiza, no dia 13 de fevereiro, O Curso “PJe – Versão 2.3.1 – 2ª Grau”.  A capacitação, na modalidade presencial, acontecerá na Sala de Aula da Escola Judicial – Edifício Sede (em cima do Bradesco).Destinada aos servidores dos Gabinetes,  das Turmas, do Pleno e Seção de Recursos, o evento terá como instrutores os servidores do Núcleo Relacionamento TI, Flávio Couto e Lucas Aranha.

PJe-Versão 2.3  – A nova versão do Processo Judicial Eletrônico (PJe) traz  arquitetura inovadora que suprime tarefas e cliques desnecessários. Com visual moderno e leve, as telas ficaram mais intuitivas e com maiores possibilidades de uso. Traz, ainda, pesquisa textual nos processos; marcação com tags; etiquetas eletrônicas; facilidades para alteração do tipo de petição, entre outras novidades. A previsão é que esta nova versão seja implantada no dia 18 de fevereiro de 2019.

SERVIÇO

Curso “PJe-Versão 2.3 – 2ª Grau – Turma 1/2019”

Formato: Presencial

Carga Horária: 2 horas

Público-alvo: servidores dos Gabinetes; Servidores das Turmas, Pleno e Seção de Recursos

Local: Sala de Aula – EJ – Edifício Sede ( em cima Bradesco)

Instrutores: Flavio Couto e Lucas Aranha

Datas: 13/02/2019

Horário: 13h às 15h

Inscrições na “Agenda de Curso”, página eletrônica da EJ6 <http://ensino.trt6.jus.br/ej/course/view.php?id=274>