Mensagens do blog por Escola Judicial

Todo o mundo

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (EJ-TRT6) deu início às atividades do biênio 2019/2021 com a conferência “Tocando o Futuro: Óticas sobre o Impacto da Tecnologia no Mundo Jurídico”, com Renan Hannouche, que se define como um empreendedor serial. Magistrados e servidores lotaram a Sala de Sessões do Pleno, na tarde de ontem (19) para acompanhar a palestra.

O presidente do Tribunal, desembargador Valdir Carvalho, realizou a abertura do evento desejando êxito aos novos diretor e coordenador da EJ-TRT6, na ordem, o desembargador Ivan Valença e o juiz Rodrigo Samico, além de parabenizá-los e os servidores da unidade pela realização de uma conferência com tema tão atual. “A tecnologia cria alternativas nas formas de trabalho, encurta distâncias e traz soluções jurídicas mais efetivas e céleres”, afirmou o presidente.

Em sua palestra, Hannouche falou como a inteligência artificial vem sendo utilizada em diversos campos da vida para tornar mais céleres e eficientes os trabalhos reincidentes, inclusive no universo jurídico. Apresentou alguns softwares já capazes de redigir petições, como o DoNotPay, e asseverou que alguns escritórios de advocacia do Recife já testam ferramentas semelhantes. Para ele, o trabalho do juiz também pode se beneficiar com esse tipo de funcionalidade: “Você precisa observar quais processos são repetitivos e usar a tecnologia”, defendeu.

Também falou sobre uma ferramenta da Microsoft que permite detectar emoções (medo, tristeza, irritação, etc.) nos rostos de pessoas filmadas e ponderou que sua adoção em audiências judiciais, com partes e testemunhas, poderia trazer informações valiosas para o juiz. Ressaltou, ainda, que inovar é mais fácil e barato do que as pessoas pensam. E discorreu sobre a importância de agir, de entregar soluções de forma rápida, mesmo que a ideia não tenha sido 100% validada, pois, para ele, ter algo imperfeito é melhor que não ter.

Ao final do evento, o diretor da EJ-TRT6, desembargador Ivan Valença, entregou certificado de participação ao palestrante, e ressaltou que a Escola vem se destacando não só pelas capacitações jurídicas, mas também em áreas com características multidisciplinares que colaboram com a formação do corpo funcional.

Agenda de cursos da EJ-TRT6

Na oportunidade, foi lançada a agenda de cursos para o primeiro semestre de 2019, já disponível no site da EJ-TRT6 (link externo). Estão contempladas ações formativas para magistrados e servidores, em áreas jurídicas e administrativas, que foram definidas a partir de pesquisas, demandas espontâneas, capacitações obrigatórias e itinerário formativo.

A programação de cursos para o segundo semestre ainda está em construção, mas está definido que a Jornada Institucional para magistrados acontecerá entre 12 e 16 de agosto.

Texto: Helen Falcão

Foto: Elysangela Freitas