Mensagens do blog por Escola Judicial

Todo o mundo


Diretora da EJ, Nise Pedroso, presidente do TRT-PE, Ivan Valença, e presidente da Amatra, Laura Botelho, compuseram mesa de honra

A Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região iniciou mais uma Jornada Institucional – curso de formação continuada exclusivo para desembargadores e juízes do TRT-PE, que está sendo realizado no auditório do RioMar Trade Center, no bairro do Pina, Recife.

Abrindo oficialmente o evento, na manhã desta segunda-feira (14), o presidente do TRT-PE, desembargador Ivan Valença, elogiou as ações desenvolvidas pela EJ6 nestes dois últimos anos, que levaram o órgão a ser reconhecido nacionalmente. “A Jornada é um momento oportuno para cultivar relacionamentos e a união entre os magistrados, a fim de fortalecer a existência da Justiça do Trabalho”, comentou.

Na sequência, a diretora da EJ6, desembargadora Nise Pedroso, enfatizou a importância do evento, último da sua gestão à frente da Escola, como um ambiente de debate cultural, com valiosa troca de experiências e intercâmbio de conhecimentos. “Como em todas as nossas capacitações, tivemos a preocupação de escolher significativos temas e os melhores instrutores, o que permite reciclagem de ideias e pensamentos, facilitando o aperfeiçoamento funcional”.

 

Des. Marcelo Oliveira fala da vocação e formação do magistrado

O diretor da Escola Judicial do TRT1(RJ), desembargador Marcelo Augusto Souto de Oliveira, abriu o ciclo de palestras com o tema “Construindo pontos: nosso lugar no mundo pelos olhos dos outros”. O magistrado envolveu a plateia em sua explanação para interagir e opinar sobre os fundamentos da vocação do juiz e a respeito, também, da formação de magistrados, antes pautada pelo dogmatismo jurídico, e que agora exige novos eixos temáticos, como eticidade, alteridade e resolução de conflitos como conteúdos fundamentais na preparação contínua dos juízes.

À tarde, a Jornada traz as palestras “Os Desafios da Magistratura para a Consolidação do Estado Democrático de Direito”, com o presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), juiz do TRT15(Campinas/SP), Guilherme Guimarães Feliciano, e com a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AmatraVI), juíza do TRT-PE Laura Cavalcanti de Morais Botelho; e “Ética e Judiciário em Pauta”, com o professor de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Marcelo Labanca Corrêa de Araújo.

Até sexta-feira (18), a Jornada conta com a participação de profissionais de diferentes áreas acadêmicas abordando temas relevantes ao Judiciário, como saúde mental, segurança na internet, bioética, redes sociais digitais, reforma trabalhista, recuperação judicial, ferramentas de pesquisa, Processo Judicial eletrônico (PJe), entre outros assuntos. Confira a programação completa (.pdf 85.61 KB)

 

Desembargadores e juízes prestigiam as palestras

Compareceram também ao evento o vice-presidente do TRT-PE, Valdir Carvalho, os desembargadores do TRT-PE Eneida Melo Correia de Araújo, Gisane Barbosa de Araújo, Sergio Torres Teixeira e Ana Cláudia Petruccelli, a coordenadora da EJ6, juíza Roberta Corrêa de Araújo, o presidente da Anamatra, juiz Guilherme Feliciano, e a presidente da AmatraVI, juíza Laura Botelho. *Texto: Fábio Nunes / Foto: Elysangela Freitas