Mensagens do blog por Escola Judicial

Todo o mundo

Card branco, em cujo topo se veem duas fitas, uma na parte esquerda, de cores vermelho e verde, e uma na direita, verde e amarelo. Abaixo, o letreiro: "Seminário Luso-Brasileiro - Programa Trabalho Seguro. Os efeitos da era digital nas relações humanas". Cooperação técnica entre o TRT-6 e a Universidade Lusófona. Quando: 24 e 25 de julho, das 14h às 17h. Onde: Escola Judicial. (Rua Quarenta e Oito, 149 - Espinheiro).

#paratodomundover Card branco, em cujo topo se veem duas fitas, uma na parte esquerda, de cores vermelho e verde, e uma na direita, verde e amarelo. Abaixo, o letreiro: "Seminário Luso-Brasileiro - Programa Trabalho Seguro. Os efeitos da era digital nas relações humanas". Cooperação técnica entre o TRT-6 e a Universidade Lusófona. Quando: 24 e 25 de julho, das 14h às 17h. Onde: Escola Judicial. (Rua Quarenta e Oito, 149 - Espinheiro).

 

"Os efeitos da era digital nas relações humanas" é o tema do Seminário Luso-Brasileiro, que irá ocorrer nos dias 24 e 25 de julho, O evento é fruto da cooperação técnica entre o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e a Universidade Lusófona e é aberto ao público. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas preenchendo um formulário eletrônico (https://forms.gle/8TBpBfKHrm8BDubt5 (link externo)). Um dos palestrantes será o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Alberto Bastos Balazeiro.

 

A capacitação leva em consideração as mudanças trazidas pelos sistemas de tecnologia da informação e comunicação e pela inteligência artificial e como isto afeta o mundo do trabalho. Também toma como base o Programa Nacional do Trabalho Seguro, colocando em debate a proteção do trabalhador e a evolução do processo judicial. Confira a programação ao final desta matéria.

 

Aproveitamento - Servidoras e servidores devem participar de, no mínimo, 75% da carga horária; magistradas e magistrados, de 100% das aulas. Participantes precisam realizar as avaliações de aprendizagem no Moodle ao final do evento. Finalizado o curso, a relação de concluintes é enviada ao Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (NDP), para análise dos efeitos para fins de adicional de qualificação (AQ), ou lançada no Sistema de Acompanhamento do Aperfeiçoamento Técnico de Magistrado (SAATM), para fins de promoção.

 

ODS - A Agenda 2030 da ONU é um plano global para que seja alcançado, em 2030, um mundo melhor para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em 2015, da qual participaram 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), compromissos que envolvem a adoção de medidas ousadas e essenciais para a promoção do Estado de Direito, dos direitos humanos e da responsividade das instituições políticas e sociais.

 

Serviço:

Seminário Luso-Brasileiro

Programa Trabalho Seguro

Tema: Os efeitos da era digital nas relações humanas

Data e hora: 24 e 25 de julho, das 14h às 17h

Local: Rua Quarenta e Oito, 149, Espinheiro, Recife-PE

Formulário de inscrição: https://forms.gle/8TBpBfKHrm8BDubt5 (link externo)

 

Programação:

 

24 de julho

 

14h | Abertura

 

14h30 | Palavras iniciais (Eduardo Pugliesi, diretor da Escola Judicial e desembargador do TRT-6)

 

Relações humanas, proteção do trabalhador e processo judicial hoje (1º dia)

 

Presidente de mesa: Wiviane Souza (coordenadora da Escola Judicial do TRT-6 e juíza do trabalho)

 

14h40 | Brevíssimo ensaio sobre a dimensão jurídico-filosófica do trabalho (José de Faria Costa – diretor da Faculdade da Universidade Lusófona)

 

15h10 | Direitos Humanos na Era Digital (Eneida Melo – desembargadora Aposentada do TRT-6 e professora doutora da Universidade Federal de Pernambuco)

 

15h40 | A máquina como recrutador, empregador, gestor e colega de trabalho: os aspectos jurídicos de contratar, gerir e lidar com pessoas na era digital (Carolina de Freitas e Silva – subdiretora da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa).

 

16h10 | Os desafios de natureza processual para a realização da justiça no âmbito da saúde e segurança do trabalho (Sergio Torres – vice-presidente do TRT-6 e diretor da Escola Superior da Magistratura Trabalhista da 6ª Região)

 

25 de julho

 

O mundo do trabalho em transformação (2º dia)

 

Presidente de mesa: Sarah Yolanda (gestora do Getrin6 e juíza do trabalho substituta do TRT6)

 

14h | Trabalho seguro: as bases do programa a desenvolver para a realização do trabalho decente no século XXI (Alberto Bastos Balazeiro - ministro do Tribunal Superior do Trabalho – coordenador do Comitê Gestor do Programa Trabalho Seguro)

 

14h30 | Inteligência artificial e tecnologias da informação: ameaças e oportunidades no tocante ao trabalho seguro (Fábio Farias – corregedor do TRT6 e gerente do Getrin6)

 

15h | O controle de convencionalidade de normas de saúde e segurança no trabalho à luz da reforma trabalhista de 2017 (Virgínio Benevides – juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Goiana e gestor regional do Programa Trabalho Seguro do TRT6).

 

15h30 | As piores formas de prestação de trabalho: que presente e que futuro? (Carlos Silva – auditor-fiscal e vice-presidente do Sindicato dos Auditores do Trabalho)

 

---

 

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria  de Comunicação Social (CCS)
imprensa@trt6.jus.br
Texto: Helen Moreira / Arte: Claudino Júnior

 

 

[ Modificado: terça-feira, 11 jul. 2023, 12:04 ]