Mensagens do blog por Escola Judicial

Todo o mundo

Discentes devem escolher o itinerário e concluir os cursos de seu interesse no prazo estipulado

Card branco, onde se lê, a partir do topo, centralizado, “itinerários formativos (IF)”. Abaixo, sobre a imagem de uma pessoa
#paratodomundover Card branco, onde se lê, a partir do topo, centralizado, “itinerários formativos (IF)”. Abaixo, sobre a imagem de uma pessoa usando um capelo, paira a marca da Ejud-6, e, ao redor dela, uma fila de pessoas, formando um espiral colorido. Em torno da fila, ícones de livro, balança e outros símbolos que conotam áreas de conhecimento. Marca da Ejud-6 assina, no canto inferior direito

A Escola Judicial lança, neste mês de abril, pacotes de itinerários formativos (IF), contemplando capacitações de nove áreas de conhecimento, necessárias ao desenvolvimento do quadro funcional do TRT-6. “Itinerário formativo é um conjunto de cursos agregados numa trilha pedagógica, a partir da completude e interconexão entre seus temas, permitindo uma visão sistêmica de área específica do conhecimento profissional”, elucida Mário Santos, gestor da Seção de Formação e Aperfeiçoamento da Ejud-6. “Também vão compor os itinerários formativos os cursos nos formatos presencial e semipresencial, no entanto, será dada, nestes casos, preferência ao público que atua na área”, complementa.

Na prática, no caso dos cursos em EaD-autoinstrucional, a pessoa interessada — que antes podia selecionar cursos isolados —, agora passa a escolher o pacote que contempla a formação ou formações que deseja fazer, inscreve-se e conclui dentro do prazo. Não há pré-requisito para realizar os itinerários dos cursos autoinstrucionais, bastando se inscrever em qualquer deles e concluir os cursos de interesse, independentemente de lotação ou área de atuação.

O prazo para conclusão das capacitações dos pacotes de abril finda em 25 de junho. Ao final do período, serão emitidas as certificações dos cursos concluídos com aproveitamento satisfatório.

Estão previstos para lançamento ainda no primeiro semestre/2023 os seguintes itinerários formativos: Servidor/a de VT;  Execução Trabalhista; Língua Brasileira de Sinais (Libras); Teletrabalho.

EaD - Os conteúdos no formato autoinstrucional são abordados por meio de videoaulas e/ou texto, juntamente com a realização de questionários de fixação com correção e feedback automáticos, possibilitando ao aluno ponderar suas respostas e realizar novas tentativas. O participante ainda tem a possibilidade de escolher o melhor momento para consumir os conteúdos abordados, desde que dentro do prazo limite de finalização do treinamento. Ao final, é emitida certificação para aqueles que obtiverem a média mínima de aproveitamento.

Agenda Ejud-6 - A programação de cursos da EJ6 pode ser consultada na página eletrônica (http://ensino.trt6.jus.br/ej/). Por não haver limite de vagas, o  processo de inscrição é automático, bastando o interessado clicar no link de inscrição para iniciar as aulas de imediato. 

Certificados - Nos cursos no formato Educação a Distância (EaD), realizados pela plataforma Moodle da EJ6, o aluno tem a opção de emitir o próprio certificado. Finalizado o curso, a EJ6 se encarrega de enviar a relação de concluintes ao Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal, para análise dos efeitos para fins de Adicional de Qualificação (AQ), bem assim para lançamento no Sistema de Acompanhamento das Ações Formativas dos/as Magistrados/as (SAATM).

Serviço:
Cursos Autoinstrucionais de abril - Itinerários formativos
Período: 3/4 a 25/6/2023
Prazo de inscrições: de 3/4 a 22/5
Prazo de conclusão dos cursos: 25/6
Inscrições: https://sites.google.com/trt6.jus.br/agendadecursos-2023/abril

IF - Diretor/a de VT: compostos pelos cursos: Observatório do TRT6; Gestão Interna de Gabinete e Secretaria -GIGs ; Ferramentas Google; Projeto Garimpo; Encontro de Diretores (presencial, data a definir)

IF - Assistente de Juiz/a: compostos pelos cursos: Observatório do TRT6; Ferramentas Google;  Minuta de Sentença (presencial, data a definir)

IF - Atualização de Cálculos Trabalhistas: cursos de: Atualização e Rateio no PJe-Calc; Planilha Google  

IF - Calculista: cursos Planilha Google; Cálculos Trabalhistas intermediário (presencial, data a definir); Curso PJe-Calc (semipresencial, data a definir)

IF - Secretário/a de Audiência: cursos Noções básicas da Plataforma Zoom; Oficina de práticas em audiências videogravadas - Res.CSJT n.313/2021 (presencial, data a definir)

As opiniões a serem emitidas no evento anunciado nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade do/a/os/as autor/a/es/as, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.

[ Modificado: quarta-feira, 29 mar. 2023, 12:41 ]