Mensagens do blog por Escola Judicial

Todo o mundo

Live acontece nesta sexta-feira, 27, das 10h às 12h, no canal da Ejud-6 no Youtube


#paratodomundover Card com frame do  filme Pureza, com imagem da atriz Dira Paes. No topo, marcas do TRT-6, Ejud-6, ODS e LIB
#paratodomundover Card com frame do  filme Pureza, com imagem da atriz Dira Paes. No topo, marcas do TRT-6, Ejud-6, ODS e LIBRAS. No centro, lê-se LIVE Juntos Contra o Tráfico de Pessoas e o trabalho escravo contemporâneo. Na direita, “Participação especial Dona Pureza Loyola”, e sua foto. No rodapé, nomes e qualificações dos painelistas Renato Barbieri - diretor do filme Pureza e Andréa Keust - juíza do TRT-6, e do mediador Paulo Alcantara - desembargador do TRT-6

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) e a Escola Judicial do TRT-6, com apoio da ONG americana Freedom Fund, realizam a live “Juntos Contra o Trabalho Escravo Contemporâneo”. O evento, aberto ao público em geral, acontece na sexta-feira (27/1), a partir das 10h, com transmissão ao vivo pelo canal da EJud-6 no YouTube (link externo).

A live terá mediação do desembargador Paulo Alcantara, que é membro do Comitê Estadual Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco. Como painelistas convidados estão a juíza titular da 8ª Vara do Trabalho do Recife, Andréa Keust, e o cineasta Renato Barbieri. O evento contará ainda com a participação especial de Pureza Lopes, responsável por libertar mais de 50 mil trabalhadores escravizados no país.

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (28 de janeiro) foi instituído pela Lei 12.064/2009, para marcar o aniversário da Chacina de Unaí, quando auditores fiscais do trabalho foram executados em uma atividade de rotina, no Noroeste de Minas Gerais, em 2004. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2022, foram encontradas 2.575 pessoas em situação análoga à de escravo, no Brasil. E em 28 anos, já foram resgatados mais de 60 mil trabalhadores nessa condição. Saiba mais. (link externo)

Programa Nacional

Através do Ato Conjunto 1/2023, o TST e o CSJT instituíram, recentemente, um Grupo de Trabalho com o objetivo de propor programa institucional voltado ao enfrentamento ao trabalho em condições análogas à escravidão e ao tráfico de pessoas. A juíza do TRT-6 Luciana Paula Conforti compõe a equipe, que tem 180 dias para finalizar os estudos. A criação do programa leva em consideração a necessidade de assegurar os direitos e garantias fundamentais na dignidade da pessoa humana, no valor social do trabalho e na proibição de todas as formas de discriminação.

Serviço:

Live Juntos Contra o Trabalho Escravo Contemporâneo

Sexta-feira (27/1), às 10h

Canal da Escola Judicial no YouTube (link externo)

Mais informações:

Escola Judicial

escolajudicial@trt6.jus.br

(81) 3225-3291 / 3523


Consulte a programação de cursos da EJ6 em http://ensino.trt6.jus.br/ej/


As opiniões a serem emitidas no evento anunciado nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade do/a/os/as autor/a/es/as, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.