Mensagens do blog por Escola Judicial

Todo o mundo

Curso reflete sobre o processo de construção da identidade negra no Brasil enquanto um conjunto de aspectos políticos e sociais, individuais e coletivos

figuras de pessoas negras em marca d’água e inscrição IDENTIDADE NEGRA CONCEITOS, LUTAS E RESISTÊNCIA Logos EJ6 e ODS10
#paracegover #paratodomundover Arte com figuras de pessoas negras em marca d’água e inscrição “IDENTIDADE NEGRA CONCEITOS, LUTAS E RESISTÊNCIA”. Logos da EJ6 no rodapé esquerdo e do ODS10 (REDUÇÃO DAS IGUALDADES), no direito

A Escola Judicial do TRT da Sexta Região lança, nesta quinta-feira (5), o curso Identidade Negra: conceitos, lutas e resistência. Abordando a maneira como a dinâmica da construção das identidades tem sido amplamente debatida por autores de diversas áreas, o curso reflete sobre o processo de construção da identidade negra no Brasil enquanto um conjunto de aspectos políticos e sociais, individuais e coletivos, assumidos por uma pessoa através das relações de interdependências impostas pela sociedade.


Tendo como referência as lutas e produções dos movimentos negros, o curso também traz reflexões sobre as relações assimétricas de poder e desigualdades que têm a etnia e a raça como pano de fundo no Brasil, ponderando sobre o processo identitário em que todas pessoas e instituições estão historicamente imersas.

O curso foi elaborado pela equipe da Escola Judicial e tem como conteudistas as professoras da UFPE Maria Conceição Reis (doutora em Educação) e Elizama Pereira Messias (mestra em Educação).

EaD - Os conteúdos no formato autoinstrucional são abordados por meio de videoaulas e/ou texto, e realização de questionários de fixação, com correção e feedback automáticos, possibilitando a ponderação do/da aluno/a, que pode escolher o melhor momento para consumir a matéria, dentro do prazo estabelecido. Nas formações realizadas pelo Moodle da EJ6, o/a participante tem a opção de emitir o próprio certificado. Por não haver limite de vagas, a inscrição é automática, bastando clicar no link e iniciar as aulas. Finalizado o curso, a relação de concluintes é enviada ao Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal ou Sistema de Acompanhamento do Aperfeiçoamento Técnico de Magistrado (SAATM), para análise dos efeitos para fins de adicional de qualificação ou promoção. 

ODS - A Agenda 2030 da ONU é um plano global para que seja alcançado, em 2030, um mundo melhor para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em 2015, da qual participaram 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), compromissos que envolvem a adoção de medidas ousadas e essenciais para a promoção do Estado de Direito, dos direitos humanos e da responsividade das instituições políticas e sociais.

Serviço:
CFC - Curso Identidade Negra: conceitos, lutas e resistência (EaD - Autoinstrucional) - Turma 1/2022

Período do curso: De 09/05 a 12/06/2022
Público-alvo: Magistrados/as, servidores/as, estagiários/as; jovens aprendizes e colaboradores/as terceirizados/as do TRT6
Carga horária: 20h
Conteudistas: Maria Conceição Reis (Doutora em Educação e Professora UFPE) e Elizama Pereira Messias (Mestra em Educação, Laberer-UFPE)
Inscrições: https://www.google.com/url?q=https://ensino.trt6.jus.br/ej/course/view.php?id%3D522%26section%3D0&sa=D&source=editors&ust=1651677635253407&usg=AOvVaw0WrmoqCApF2NAtC4iBxQ9p

Consulte a programação de cursos da EJ6 em http://ensino.trt6.jus.br/ej/

As opiniões a serem emitidas no evento anunciado nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade do/a/os/as autor/a/es/as, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.