Blog entry by Escola Judicial

Anyone in the world
As iniciativas chamam atenção para a importância do respeito aos direitos de cidadania dos/as gays, lésbicas, travestis, transexuais e de toda a comunidade LGBTQIAP+

Bandeira do movimento LGBTQIAP+, formada, a partir da esquerda, por um triângulo amarelo, sobre o qual figura um círculo roxo
#paratodomundover Bandeira do movimento LGBTQIAP+, formada, a partir da esquerda, por um triângulo amarelo, sobre o qual figura um círculo roxo. A partir do vértice superior do triângulo, e seguindo suas margens, partem cinco listras: branca, rosa, azul, marrom e preta, que seguem para o centro da bandeira até a base, culminando na parte inferior, sempre acompanhando a margem do triângulo. Do centro para a direita, a bandeira se completa com listras horizontais mais largas, nas cores vermelha, laranja, amarela, verde, azul escura e roxa. Logos da ODS4 e EJ6 no canto inferior direito.


Em junho, mês em que se celebra mundialmente a luta contra a discriminação e se exige mais ativamente da sociedade o respeito aos direitos de cidadania dos/as gays, lésbicas, travestis, transexuais e de toda a comunidade LGBTQIAP+, a EscolaJudicial  do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região lança o curso Identidade de Gênero: histórias, conceitos e trajetória e também promove a live LGBTQIAP+ para além do arco-íris: histórias, perspectivas e direitos.

O curso vai aprofundar os conhecimentos concretos das construções históricas e sociais do reconhecimento das pessoas enquanto titulares de direitos, dentre eles, à identidade e à não discriminação. O conteúdo foi elaborado pela juíza do TRT6 Renata Nóbrega no formato EaD-autoinstrucional e totaliza 10 horas-aula. As inscrições vão até esta sexta-feira (17).

Já a live, que acontece no dia 30, vai ser conduzida pelo senador Fabiano Contarato (ES), pelo juiz André Machado (TRT13) e pela juíza Renata Nóbrega (TRT6). Contarato é professor, palestrante, ativista humanitário, defensor do meio ambiente, da educação e do trânsito seguro, além de especialista em Impactos da Violência na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal. André Machado é especialista em processo civil pela Universidade de João Pessoa, titular da 1a VT de Campina Grande (PB), membro do Comitê da Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT13 e diretor de Direitos Humanos da Amatra13. Já Nóbrega é doutoranda em História pela Universidade Federal de Pernambuco - PGH/UFPE, membra da Associação Juízes para a Democracia - AJD, integrando o atual Conselho da AJD (biênio 2021/2023), membra da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão LGBTQIAP+, ambas da Anamatra, e membra da Comissão de Gênero e Diversidade da AMATRA VI.


EaD - Os conteúdos no formato autoinstrucional são abordados por meio de videoaulas e/ou texto, e realização de questionários de fixação, com correção e feedback automáticos, possibilitando a ponderação do/da aluno/a, que pode escolher o melhor momento para consumir a matéria, dentro do prazo estabelecido. Nas formações realizadas pelo Moodle da EJ6, o/a participante tem a opção de emitir o próprio certificado. Por não haver limite de vagas, a inscrição é automática, bastando clicar no link e iniciar as aulas. Finalizado o curso, a relação de concluintes é enviada ao Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal ou Sistema de Acompanhamento do Aperfeiçoamento Técnico de Magistrado (SAATM), para análise dos efeitos para fins de adicional de qualificação ou promoção.

ODS - A Agenda 2030 da ONU é um plano global para que seja alcançado, em 2030, um mundo melhor para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em 2015, da qual participaram 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), compromissos que envolvem a adoção de medidas ousadas e essenciais para a promoção do Estado de Direito, dos direitos humanos e da responsividade das instituições políticas e sociais.


Serviço:
Cursos Identidade de Gênero: histórias, conceitos e trajetória (EaD Autoinstrucional)

Link de autoinscrição (até 17/06):  https://ensino.trt6.jus.br/ej/course/view.php?id=584&section=0

Live LGBTQIAP+ para além do arco-íris: histórias, perspectivas e direitos
Data: 30/06/2022
Horário: Das 14h30 Às 16h30
Local: Canal Youtube da EJUD6
Carga horária: 2h
Público: Interno e externo
Docentes: Fabiano Contarato (senador pelo ES), Renata Nóbrega (juíza do TRT6) e André Machado (juiz do TRT13, membro Comitê da Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT13)

As opiniões a serem emitidas no evento anunciado nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade do/a/os/as autor/a/es/as, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.