User blog: Escola Judicial

Anyone in the world

 

A Escola Judicial (EJ-TRT6) promove, na próxima segunda-feira (25/02), das 08h às 17h, na Sala 1 - EJ Sede (Cais do Apolo), o “Curso Prático de Gerenciamento, Análise de Riscos e Controle em Licitações, na modalidade presencial, com carga horária de 08 horas. As horas serão válidas para adicional de qualificação.

 

O referido curso visa capacitar os servidores em competências relacionadas ao gerenciamento, análise de riscos e controles em licitações, realizando uma abordagem prática conforme a instrução conjunta CGU 001/2018, Portaria CGU 1089/2018 e os preceitos da IN 05/2017. Serão apresentados exemplos práticos, estudos de caso e exercícios sobre os normativos vigentes e a doutrina e jurisprudência correlata, além da construção, passo a passo, do Mapa de Riscos.

A Resolução administrativa TRT nº 05/2014 que dispõe sobre o estatuto da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, tem entre suas atribuições institucionais descritas no artigo 3º:

 

II - planejar, organizar e executar as ações práticas e as atividades acadêmicas, culturais e científicas para os juízes substitutos, durante o período de vitaliciamento;

 

III - planejar, elaborar e executar cursos regulares de preparação, formação, treinamento, aperfeiçoamento, desenvolvimento e capacitação de magistrados e servidores;

 

 V - promover jornadas de estudos, encontros, seminários, concursos e pesquisas, objetivando o aprimoramento profissional dos Magistrados e dos servidores.

 

O aludido evento terá como público-alvo os Servidores envolvidos com o processo de contratação e licitações do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e será ministrado pelo  Auditor Externo do TCU, Márcio Motta Lima da Cruz.

Serviço:

Evento: Curso Prático de Gerenciamento, Análise de Riscos e Controles em Licitações

Dia: 25 de fevereiro (segunda-feira)

Horário: 8h às 17h

Local: Sala 1 - EJ Sede (Cais do Apolo)

Vagas: 20 (vinte)

Palestrante: Márcio Motta Lima da Cruz(Auditor Externo do TCU)

[ Modified: Friday, 22 February 2019, 7:40 PM ]
 
Anyone in the world

A Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho realiza, no dia 26 de fevereiro, a webconferência que vai abordar as ATUALIZAÇÕES DO PJE-CALC - VERSÃO 2.5.

 

Na modalidade Educação a Distância (EaD), com transmissão pela  internet em tempo real  (síncrono), a webconferência terá como público-alvo os Calculistas, os Encarregados do Acordo e Pagamento e os  Encarregados da Execução. Deverão ser capacitadas as 71 Varas e os dois postos avançados do Sexto Regional, será ministrada pelo calculista da  2ª Vara do Trabalho de Jaboatão, Esdras Alves Rodrigues .

 

O PJe-Calc foi uma funcionalidade implementada no Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) com objetivo de promover a padronização do método de elaboração dos cálculos trabalhistas, contribuindo com a celeridade processual. O TRT pernambucano, ao publicar o Ato Conjunto TRT-CRT GP nº 02/2018, estabeleceu que, a partir de 1ª de setembro de 2018, esta ferramenta passaria a ser o sistema oficial prioritário para elaboração de cálculos de liquidação. 

 

Nessa webconferência vão ser demonstradas, dentre outras funcionalidades, o preenchimento das páginas do sistema PJe-Calc para a apuração das parcelas salariais, verbas indenizatórias, contribuição previdenciária e imposto de renda que compõem o cálculo judicial trabalhista

 

As inscrições estão sendo realizadas na seção Agenda de Cursos/fevereiro, linK: https://sites.google.com/view/agenda-ej-2019-1/fevereiro

 

SERVIÇO:

Webconferência: “PJe-Calc - Versão 2.5. Formato: EaD (Síncrono);

Carga Horária: 2 horas (PJe-Calc - Versão 2.5);                        

Público-alvo: Calculistas, Encarregados do Acordo e Pagamento e Encarregados da Execução das Varas e dos postos avançados;

Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem – Sala Virtual (Adobe Connect);

Instrutor: Esdras Alves Rodrigues (2ª VT de Jaboatão);

Datas: dia 26 de fevereiro;

Horário: das 13h às 15h:

Link de Inscrição: https://goo.gl/forms/tSGmMaSMjs80PwDI2

[ Modified: Monday, 25 February 2019, 3:21 PM ]
 
Anyone in the world

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (EJ-TRT6) deu início às atividades do biênio 2019/2021 com a conferência “Tocando o Futuro: Óticas sobre o Impacto da Tecnologia no Mundo Jurídico”, com Renan Hannouche, que se define como um empreendedor serial. Magistrados e servidores lotaram a Sala de Sessões do Pleno, na tarde de ontem (19) para acompanhar a palestra.

O presidente do Tribunal, desembargador Valdir Carvalho, realizou a abertura do evento desejando êxito aos novos diretor e coordenador da EJ-TRT6, na ordem, o desembargador Ivan Valença e o juiz Rodrigo Samico, além de parabenizá-los e os servidores da unidade pela realização de uma conferência com tema tão atual. “A tecnologia cria alternativas nas formas de trabalho, encurta distâncias e traz soluções jurídicas mais efetivas e céleres”, afirmou o presidente.

Em sua palestra, Hannouche falou como a inteligência artificial vem sendo utilizada em diversos campos da vida para tornar mais céleres e eficientes os trabalhos reincidentes, inclusive no universo jurídico. Apresentou alguns softwares já capazes de redigir petições, como o DoNotPay, e asseverou que alguns escritórios de advocacia do Recife já testam ferramentas semelhantes. Para ele, o trabalho do juiz também pode se beneficiar com esse tipo de funcionalidade: “Você precisa observar quais processos são repetitivos e usar a tecnologia”, defendeu.

Também falou sobre uma ferramenta da Microsoft que permite detectar emoções (medo, tristeza, irritação, etc.) nos rostos de pessoas filmadas e ponderou que sua adoção em audiências judiciais, com partes e testemunhas, poderia trazer informações valiosas para o juiz. Ressaltou, ainda, que inovar é mais fácil e barato do que as pessoas pensam. E discorreu sobre a importância de agir, de entregar soluções de forma rápida, mesmo que a ideia não tenha sido 100% validada, pois, para ele, ter algo imperfeito é melhor que não ter.

Ao final do evento, o diretor da EJ-TRT6, desembargador Ivan Valença, entregou certificado de participação ao palestrante, e ressaltou que a Escola vem se destacando não só pelas capacitações jurídicas, mas também em áreas com características multidisciplinares que colaboram com a formação do corpo funcional.

Agenda de cursos da EJ-TRT6

Na oportunidade, foi lançada a agenda de cursos para o primeiro semestre de 2019, já disponível no site da EJ-TRT6 (link externo). Estão contempladas ações formativas para magistrados e servidores, em áreas jurídicas e administrativas, que foram definidas a partir de pesquisas, demandas espontâneas, capacitações obrigatórias e itinerário formativo.

A programação de cursos para o segundo semestre ainda está em construção, mas está definido que a Jornada Institucional para magistrados acontecerá entre 12 e 16 de agosto.

Texto: Helen Falcão

Foto: Elysangela Freitas

 

 
Anyone in the world

A Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho realiza, no dia 13 de fevereiro, O Curso “PJe – Versão 2.3.1 – 2ª Grau”.  A capacitação, na modalidade presencial, acontecerá na Sala de Aula da Escola Judicial – Edifício Sede (em cima do Bradesco).Destinada aos servidores dos Gabinetes,  das Turmas, do Pleno e Seção de Recursos, o evento terá como instrutores os servidores do Núcleo Relacionamento TI, Flávio Couto e Lucas Aranha.

PJe-Versão 2.3  – A nova versão do Processo Judicial Eletrônico (PJe) traz  arquitetura inovadora que suprime tarefas e cliques desnecessários. Com visual moderno e leve, as telas ficaram mais intuitivas e com maiores possibilidades de uso. Traz, ainda, pesquisa textual nos processos; marcação com tags; etiquetas eletrônicas; facilidades para alteração do tipo de petição, entre outras novidades. A previsão é que esta nova versão seja implantada no dia 18 de fevereiro de 2019.

SERVIÇO

Curso “PJe-Versão 2.3 – 2ª Grau – Turma 1/2019”

Formato: Presencial

Carga Horária: 2 horas

Público-alvo: servidores dos Gabinetes; Servidores das Turmas, Pleno e Seção de Recursos

Local: Sala de Aula – EJ – Edifício Sede ( em cima Bradesco)

Instrutores: Flavio Couto e Lucas Aranha

Datas: 13/02/2019

Horário: 13h às 15h

Inscrições na “Agenda de Curso”, página eletrônica da EJ6 <http://ensino.trt6.jus.br/ej/course/view.php?id=274>

 
Anyone in the world

EJ6 INICIA PROJETO DE CAPACITAÇÃO PARA O “PJE-VERSÃO 2.3”

 

A Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho realiza, a partir desse mês de fevereiro, uma série de webconferências que vão abordar as novas alterações trazidas pela versão 2.3 do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

 

Na modalidade Educação a Distância (EaD), com transmissão pela  internet em tempo real  (síncrono), as webconferências terão como público-alvo todos os servidores  das 70 varas trabalhistas e os dois postos avançados. Durante a capacitação, haverá exercícios práticos no ambiente de treinamento do sistema. Os instrutores do curso serão os servidores Joselito Lucena, Henrique Beça e Igor Brasilino (servidores de Vara); Alexandre Batista, Lucas Aranha e Flávio Couto (Núcleo Relacionamento TI), Christiane Purificação, Eduarda Leite  e Fernanda França (Seção Negocial PJe).  

 

No total, serão quatro turmas de webconferências, recebendo o mesmo conteúdo didático durante dois dias. As aulas serão transmitidas no horário das 14h às 16h30.  A primeira turma começa nos próximos dias 06 e 07 de fevereiro, contemplando o primeiro bloco de capacitação, composto por servidores lotados nas 1ª a 14ª Varas Trabalhistas do Recife.

 

A meta da Escola Judicial é concluir, até o dia 15/02, todas as webconferências, contemplando os postos de trabalho da Primeira Instância. Também haverá cursos presenciais específicos para os servidores que atuam na Segunda Instância e servidores com deficiência visual, além de uma webconferência sobre atualizações do PJe-Calc.

 

PJe-Versão 2.3  – A nova versão do Processo Judicial Eletrônico (PJe) traz  arquitetura inovadora que suprime tarefas e cliques desnecessários. Com visual moderno e leve, as telas ficaram mais intuitivas e com maiores possibilidades de uso. Traz, ainda, pesquisa textual nos processos; marcação com tags; etiquetas eletrônicas; facilidades para alteração do tipo de petição, entre outras novidades.

Inscrições abertas na “Agenda de Cursos”  da página da Escola Judicial.

 

 

SERVIÇO

 

Webconferências: “PJe-Versão 2.3””

Formato: EaD (Síncrono)

Carga Horária: 5 horas

Público-alvo: todos os servidores das Varas e dos postos avançados (PJe-Versão 2.0) Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem – Sala Virtual (Adobe Connect)

Instrutor: Diversos

Datas: diversas (no total serão formadas 4 turmas, divididas por blocos de Varas). Consultar “Agenda de Cursos” da EJ6:

http://ensino.trt6.jus.br/ej/course/view.php?id=274

 

Mais informações:

Seção Acadêmica e Apoio Pedagógico

(81) 3225- 1349/3488    

 

 
 
Anyone in the world

 

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (EJ-TRT6) promove, no dia 19 de fevereiro (terça-feira) , das 14h às 15h30, a conferência “Tocando o Futuro: Óticas sobre o Impacto da Tecnologia no Mundo Jurídico”, evento que marca o início das atividades da Escola Judicial no biênio 2019/2021. O conferencista será o Empreendedor Serial, Renan Hannouche.

 

A conferência inaugural da escola será realizada no Auditório de Sessões do Tribunal Pleno, no Edifício-Sede do Cais do Apolo. Participam do evento magistrados, servidores e demais convidados. A carga horária de 1,5 (uma e meia) horas será creditada como curso de formação continuada (CFC) para os magistrados, e adicional de qualificação (AQ), para os servidores.

 

Em virtude das recentes restrições orçamentárias, a EJ6 não poderá conceder diárias ou ressarcimento com despesas de deslocamento para os juízes e servidores participantes. As inscrições online podem ser realizadas, até o dia 15 de fevereiro, na "Agenda de Cursos

 

SERVIÇO:

Conferência Inaugural da Escola Judicial (biênio 2019-2021) – “Tocando o Futuro: Óticas sobre o Impacto da Tecnologia no Mundo Jurídico”

Conferencista: Renan Hannouche

Data/horário: 19 de fevereiro (terça-feira), das 14h às 15h30

Local: auditório do Tribunal Pleno (Cais do Apolo)

Modalidade/carga horária: presencial (1,5 horas)

Inscrições online até 15 de fevereiro

Informações adicionais: (81) 3225-3429

 

 

 

[ Modified: Wednesday, 30 January 2019, 1:03 PM ]
 
Anyone in the world

No segundo dia de correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), na manhã dessa terça-feira (22), o corregedor-geral do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes, reuniu-se com os atuais gestores regionais do Programa Trabalho Seguro e do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, desembargador Paulo Alcantara e juiz Milton Gouveia. Na reunião, também estavam presentes o desembargador Fábio André de Farias, que assumirá a gestão do Programa Trabalho Seguro a partir de fevereiro, e a juíza Andréa Keust, titular da 8ª Vara do Trabalho (VT) do Recife.

Equipe da Escola foi elogiada pelo corregedor-geral

Ainda pela manhã, acompanhado pelo presidente do Regional, desembargador Ivan Valença, o ministro conheceu as instalações da Escola Judicial no prédio-sede do Tribunal, sendo recepcionado pela diretora do órgão, desembargadora Nise Pedroso, e pela coordenadora da EJ, juíza Roberta Araújo. Na ocasião, o corregedor-geral parabenizou a equipe pelas ações realizadas, destacando a Escola não só como ponto central de disseminação de informação técnica, mas como um polo de renovação do compromisso da Justiça do Trabalho em defesa do jurisdicionado e em prol da sociedade brasileira.

À tarde, junto com o presidente Ivan Valença, o ministro visitou a sala do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), no Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, que também abriga as 23 varas do trabalho da capital, no bairro da Imbiribeira. O coordenador do Cejusc Recife, juiz Eduardo Câmara, explicou a estrutura e o funcionamento do Centro à comitiva. A visita também foi acompanhada pela juíza Renata Nóbrega, substituta da 9ª VT do Recife.

Nesta quarta-feira (23), o ministro visita o Centro de Educação Comunitária e Social do Nordeste (Cecosne), no Recife, e a sede da Orquestra de Câmara Alto da Mina, em Olinda. Os trabalhos seguem até a sexta-feira (25), quando haverá uma coletiva de imprensa, a partir da 9h, na Sala de Sessões do Pleno, que fica no edifício-sede, no Cais do Apolo, 739, Bairro do Recife. Em seguida, no mesmo local, acontece a sessão de encerramento da correição. * Texto: Fábio Nunes / Fotos: Elysangela Freitas/Léo machado

 
Anyone in the world

 

 Juiz Eduardo Câmara fala sobre ferramentas de pesquisa

No último dia de programação da Jornada Institucional, evento exclusivo para magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), a Escola Judicial (EJ6) realizou palestra, oficina, exibição de vídeo e distribuição de livro. A manhã desta sexta-feira (18) começou com a palestra do coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Recife, juiz Eduardo Henrique Câmara, abordando as principais ferramentas eletrônicas de pesquisa para apoio ao processo. O magistrado falou sobre sistemas como Infojud, Bacenjud, Renajud, COAF, Infoseg e Simba.

 

Desa. Nise lembrou as ações realizadas no biênio pela EJ6

Antes da Oficina PJe-Calc para Magistrados, conduzida pelo juiz do TRT-PE Rodrigo Samico e pelo servidor Esdras Rodrigues, que praticou as novas funcionalidades introduzidas no sistema, a diretora da EJ6, desembargadora Nise Pedroso, em clima de despedida, agradeceu a presença de todos os participantes e palestrantes, o apoio do presidente do TRT-PE, desembargador Ivan Valença, presente ao evento, e a colaboração da coordenadora da Escola, juíza Roberta Araújo, e da sua equipe de servidores. A desembargadora está deixando a direção do órgão para assumir a coordenação do Cejusc de 2º Grau. “Foi um privilegio dirigir a Escola nesse biênio. Levarei boas memórias, com um sentimento de dever cumprido, pois dei o meu melhor”.

 

Oficina PJe-Calc foi conduzida pelo juiz Rodrigo Samico e pelo servidor Esdras Rodrigues

Também houve a apresentação de um vídeo com as principais realizações da EJ6 no biênio, incluindo depoimentos de magistrados e servidores, e o lançamento da Revista do TRT6 nº 44, com edição temática sobre a Reforma Trabalhista, já disponível em versão eletrônica no site da Escola, na seção Biblioteca. *Texto: Fábio Nunes / Fotos: Elysangela Freitas

 

 
Anyone in the world

Juíza Roberta Araújo e desa. Nise Pedroso participam do Conematra, em Natal/RN

A diretora e a coordenadora da Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), respectivamente, desembargadora Nise Pedroso e juíza Roberta Araújo, estiveram em Natal/RN, nos dias 15 e 16, para participarem da 61ª Assembleia Ordinária e Reunião do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra).  

Durante o evento, magistrados e estudiosos debateram a necessidade de formatação de um novo programa de formação de magistrados. O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Brandão proferiu a palestra de abertura sobre o tema tecnologia e formação de magistrados. E a conferência de encerramento, sobre o ingresso na magistratura, foi conduzida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Dantas.  

Na ocasião, o presidente do TRT21(RN), Bento Herculano, foi eleito pelos diretores das EJs de todo o Brasil para ser o novo presidente do Conematra. Também vão compor a direção do Conselho, as desembargadoras Márcia Andrea Farias da Costa, do TRT16, como vice-presidente, e Maria Inês Targa, do TRT15, como secretária-geral. * Fonte: Ascom TRT/21

 
Anyone in the world

Primeira palestra abordou transtornos mentais relacionados ao trabalho e à saúde mental

Na manhã desta terça-feira (15), a Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) prosseguiu com a programação da Jornada Institucional – curso de formação continuada direcionado aos magistrados do TRT6. O evento acontece no auditório do RioMar Trade Center, no bairro do Pina, Recife, e segue até a sexta-feira (18).

A primeira palestra do dia, “Transtornos mentais relacionados ao trabalho e saúde mental no trabalho de magistrados”, foi comandada pela psicóloga da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), Laura Pedrosa. Nela, a profissional tratou dos principais distúrbios relacionados ao ambiente laboral, como depressão e ansiedade, e apresentou como esses costumam afetar a relação de trabalho.

Eronides Meneses, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, prosseguiu com a palestra “Você está seguro na internet?”. O delegado apresentou golpes comuns no ambiente virtual e recomendou hábitos para tornar a experiência com a internet mais segura e saudável, como mudar senhas de tempos em tempos e não repeti-las em diferentes plataformas.

Coronel da PM-PE, Ricardo José Barbosa da SIlva, abriu as palestras da tarde, com o tema segurança urbana

Ainda nesta terça foram apresentadas as palestras “Segurança Urbana: Como não ser a próxima vítima” pelo diretor integrado metropolitano da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ricardo José Barbosa da Silva, e “Gestão das Emoções” pelo professor doutor do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Hugo Monteiro Ferreira. *Texto e foto: Iris Costa