A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região da Justiça do Trabalho (EJ6) é um órgão integrante do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, direcionado ao ensino, seleção, formação inicial e aperfeiçoamento de seus magistrados e servidores.

A EJ6, antiga EMAT 6 (ver seção Histórico), detém autonomia didático-científica, também compondo o sistema integrado de formação dos juízes do trabalho em conjunto com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – ENAMAT, em atenção ao que estabelece a Emenda Constitucional nº 45, de 8 de dezembro de 2004.

A criação da Escola revela uma carga simbólica; traduz esperanças; conclama os seus integrantes à promoção de mudanças que permitam o crescimento do indivíduo e da sociedade. Seu desempenho, portanto, deve ser envolvente, instigador, capaz de reacender o sentimento de solidariedade e o sentido de humanidade.

Esta instituição pretende oferecer aos magistrados e servidores um conhecimento científico alicerçado no espírito crítico e no compromisso com os padrões da ciência, fazendo com que, atentos à realidade social, ensejem o nascimento de um pensamento jurídico que aproxime lei e direito, ideia e ação.

As atividades da EJ6 são alicerçadas no respeito à natureza plural e democrática que deve revestir a ciência, demonstrando que a Justiça do Trabalho pode ser capaz de colaborar na consecução dos objetivos que atendam à liberdade, à dignidade da pessoa humana, à segurança, à paz e à igualdade de oportunidades para os homens.

Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região da Justiça do Trabalho tem o compromisso de respeitar os fundamentos da Constituição da República e o Princípio da Independência da Magistratura, pretendendo oferecer sua contribuição para o desenvolvimento do país, pautada na compreensão de que o serviço público decorre do trabalho de todos os que nele se acham inseridos, buscando valorizar as instituições e atendendo ao interesse da sociedade.

(Desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo - primeira diretora da EJ-TRT6)
Última atualização: segunda-feira, 23 jan. 2023, 16:11