Topic outline

  • Carro-chefe da nova gestão da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), dirigida pelos desembargadores Nise Pedroso e Paulo Alcantara, a Escola Itinerante é uma iniciativa inédita no Regional pernambucano e atende à demanda por cursos presenciais no interior do estado. O projeto é composto por diversos treinamentos, tendo no primeiro módulo, cálculo trabalhista (Módulo 1), noções básicas de Direito do Trabalho, lançamentos no PJe e suas repercussões no E-gestão, elaboração de despachos e o processo do trabalho à luz do novo CPC (fase de conhecimento).

    A EJ-TRT6 dividiu as unidades judiciais do interior em cinco polos, que receberão o mesmo conteúdo programático, sendo um módulo por semestre. Caruaru, Pesqueira (compreendendo as VTs do município, de Belo Jardim, de Garanhuns e o Posto Avançado de Sertânia), Serra Talhada (VT locais, de Salgueiro e de Floresta), Araripina e Petrolina foram as unidades escolhidas como polos do projeto.

    As vagas são destinadas prioritariamente a servidores das VTs, mas advogados e estudantes também podem participar, especificamente, dos cursos: cálculos trabalhistas (advogados), noções de Direito do Trabalho (estudantes) e processo do Trabalho à luz do novo CPC (estudantes e advogados).

    O módulo de abertura do projeto foi ministrado pelas juízas Roberta Araújo, coordenadora da EJ-TRT6 e Márcia de Windsor e pelos servidores Magna Palmeira, Sérgio Neri, Sávio Assis, Henrique Beça e Henrique Lins. O servidor Fábio Correia vai acompanhar o projeto pelo interior do Estado, cuidando do apoio logístico e institucional.

    • Polo Caruaru

      A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (EJTRT6) realizou com sucesso, entre 08 e 12 de maio, o Projeto Escola Itinerante em Caruaru. No município estreante do programa, durante os cinco dias, aconteceram os cursos: Reflexos dos lançamentos do PJe no eGestão; Processo do Trabalho à luz do novo CPC; Noções básicas de Direito do Trabalho; Cálculo módulo 1 e Elaboração de despachos.

      Na opinião do coordenador em Caruaru, servidor Fábio Correia de Araújo, o projeto rendeu bons frutos: “Além da rica produção de conhecimento gerada pelo Projeto Escola Itinerante, a  rede social real criada  entre estudantes, magistrados, servidores e advogados é sem dúvida o maior benefício, que minimiza qualquer custo, uma vez que tem validade para a vida inteira”, opinou o coordenador.

      Além de Caruaru, outros quatro polos receberão o Escola Itinerante: Pesqueira (compreendendo as VTs do município, de Belo Jardim, de Garanhuns e o Posto Avançado de Sertânia), Serra Talhada (VT locais, de Salgueiro e de Floresta), Araripina e Petrolina são os núcleos do projeto.

    • Polo Pesqueira

      A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (EJ-TRT6) realizou, no período de 1º e 9 de junho, a segunda etapa do projeto Escola Itinerante, em Pesqueira. Cursos presenciais foram realizados para magistrados e servidores lotados naquele município ou nas unidades de Sertânia, Belo Jardim e Garanhuns, que integram o polo. Para alguns dos cursos, também foram aceitas inscrições de advogados e estudantes – indicados pelas instituições parceiras (OAB e Colégio Santa Dorotéa). 

      A abertura do projeto aconteceu com o curso “Direito do Trabalho – Atualização”, conduzido pela juíza do TRT6, Mariana Milet. Durante nove dias, também foram ofertados os seguintes cursos: Reflexos dos lançamentos do PJe no eGestão; Processo do Trabalho à luz do novo CPC; Cálculo módulo 1 e Elaboração de Despachos. Estes dois últimos cursos estão sendo encerrados nesta sexta-feira (9).

      Na segunda (5), a juíza coordenadora geral da Escola, Roberta Corrêa de Araújo, iniciou o curso “Processo do Trabalho à Luz do Novo CPC – Fase de Conhecimento”. Neste dia, a desembargadora diretora da EJ6, fez uma visita a Pesqueira. Ela destacou sua satisfação com a acolhida do projeto, destacando os elogios que o mesmo vem recebendo de juízes, servidores e demais parceiros envolvidos. Além dos recém-visitados núcleos Caruaru e Pesqueira, outros três polos vão receber o Escola Itinerante: Serra Talhada (abrangendo inscritos da VT de Salgueiro e do Termo de Floresta), Araripina e, por fim, Petrolina.

    • Polo Serra Talhada

      No período de 12 a 21 de junho, aconteceu a terceira etapa do projeto Escola Itinerante, realizado em Serra Talhada. Cursos presenciais foram ofertados para magistrados e servidores lotados naquele município sertanejo. Também foram aceitas inscrições de advogados e estudantes – indicados pelas instituições parceiras (OAB e Faculdade de Integração do Sertão).

      A abertura do projeto ocorreu nos dias 12 e 13 de junho, com o curso “Direito do Trabalho – Atualização”, apresentado pela juíza do TRT6, Andréa Keust. Nos dias 14 e 15, foi a vez da juíza coordenadora geral da Escola, Roberta Corrêa de Araújo, conduzir o curso “Processo do Trabalho à Luz do Novo CPC – Fase de Conhecimento”. Ao longo de dez dias, também foram ofertadas as seguintes capacitações: Lançamentos no PJe e suas repercussões no E-gestão; Cálculos Trabalhistas (módulo 1) Elaboração de Despachos.

      Além dos recém-visitados núcleos Caruaru, Pesqueira e Serra Talhada, a próxima etapa do projeto Escola Itinerante acontece em Araripina, a partir do dia 31 de julho. O último polo a ser visitado, no final de agosto, vai ser Petrolina.

    • Polo Araripina

      Um dos principais projetos recém-implantados pela nova gestão da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (EJ-TRT6), dirigida pela desembargadora Nise Pedroso, o “Escola Itinerante” terá prosseguimento a partir da próxima segunda-feira (31) e prossegue até o dia 08 de agosto, no município de Araripina. A iniciativa atende à demanda por cursos presenciais nas Unidades Judiciais localizadas no interior do Estado. O primeiro polo contemplado, em maio, foi Caruaru. Em seguida, o projeto visitou Pesqueira e Serra Talhada (junho).

      As vagas estão sendo destinadas prioritariamente a magistrados e servidores lotados nos respectivos polos. No entanto, advogados e estudantes, por meio de parcerias com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com os centros universitários locais, também podem participar de alguns dos cursos.

      Em Araripina, os cursos oferecidos foram:

      Dias 31/07 e 1º/08 (segunda e terça) – Direito do Trabalho (Atualização), que será ministrado pela juíza do TRT6 Carla Janaína;

      Dia 02/08 (quarta) – Lançamentos no PJe e suas repercussões no E-gestão, que terá como instrutor o servidor do TRT6 Alexandre Batista;

      Dias 03 e 04/08 (quinta e sexta) – Cálculo Trabalhista (módulo 1), que terá como instrutores os servidores Sávio Assis e Sérgio Nery; e Elaboração de despachos, que contará com as aulas dos servidores Henrique Beça e Henrique Lins;

      Dias 07 e 08/08 (segunda e terça) –  Processo do Trabalho à luz do novo CPC (fase de conhecimento), que terá como professora Roberta Corrêa de Araújo (juíza do TRT6 e coordenadora-geral da Escola Judicial).

      • Topic 5

        • Topic 6

          • Topic 7

            • Topic 8

              • Topic 9

                • Topic 10